terça-feira, 5 de junho de 2012

Cinco dicas de Inglês para o ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM - tem exigido conhecimento em língua estrangeira – inglês ou espanhol – desde 2010. Algumas dicas, aliadas a muito estudo, força de vontade e dedicação, poderão ajudar a ter um bom desempenho nas suas provas.

Dica 01 – Queira Sempre Mais
Você não vai conseguir se preparar para as questões de inglês apenas com o que seu professor ensina ou com o que está na sua apostila de estudos. Você precisa buscar outras fontes de estudo e trocar ideias com outros estudantes. Se você ficar parado, achando que o que está recebendo está bom, você já tem 80% de chances de se dar muito mal. Acompanhe blogs/sites com dicas de inglês, participe de fóruns para trocar informações com outros estudantes e tirar dúvidas também, curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook e aprenda inglês se divertindo. Enfim, queira sempre mais e mais. Envolva-se com a língua mais e mais.

Dica 02 – Esteja Sempre Atualizado
Procure estar por dentro das coisas que acontecem no mundo. Para isso, leia os sites de notícias em inglês. Procure entender o que está escrito lá. Use um dicionário. Identifique as expressões e palavras comuns em cada assunto (política, economia, negócios, tecnologia, etc.). Muita gente evitar ler textos em inglês por achar que não vai entender nada. Mas, se você começar a ler agora, terá mais conhecimento e habilidades de interpretação de textos na hora de fazer a prova. Deixar para a última hora é furada.

Dica 03 – Não se Dedique Apenas à Gramática
Se você der uma olhada nas questões de inglês do ENEM, perceberá que não é pedido para completar algo com um tempo verbal, com uma regra disto ou daquilo. Portanto, não adianta decorar as regras gramaticais e termos técnicos da gramática achando que isso é o bastante. Na verdade, saber a gramática ajuda você a interpretar melhor os textos. No entanto, na prova, você não terá tempos para fazer análise sintática de uma oração. A melhor coisa a fazer é aprender alguns tópicos gramaticais e vê-los na prática. Isso é o que chamo de gramática de uso, muito melhor que a gramática estática que você está acostumado a estudar.

Dica 04 – Crie um Caderno de Vocabulário para Temas Específicos
Conforme você for estudando e lendo mais e mais textos, vá anotando as palavras e expressões que aprender em um caderno. Nesse caderno, anote apenas palavras, expressões, combinações de palavras (collocations) sobre os temas que for lendo. Esse caderno será o seu dicionário personalizado e também o seu banco de dados de interpretação de textos. Sempre que você precisar, poderá recorrer a ele para rever palavras, expressões, sentenças e o que mais você anotou lá. Não deixe o caderno de lado, revise-o com frequência. Revisar – mesmo quando estiver dentro do ônibus, por exemplo – ajudará seu cérebro a reter aquelas palavras e expressões.

Dica 05 – Desenvolva os 04 Conhecimentos
Em se tratando de línguas, o ideal é que você desenvolva sempre 04 conhecimentos essenciais: conhecimento de mundo (atualidades, cultura, experiências, etc.); conhecimentos de gêneros-textuais (reconhecer o tipo de texto: artigo em jornal, publicação científica, estilo música, carta, poema, etc.); conhecimento léxico-semântico (o significado e o uso correto das palavras, expressões, combinações, etc.); e, conhecimento sintático (gramática, regras, termos técnicos).

Sucesso!

5 comentários:

  1. Infelizmente não estão mas a venda agora se você achar alguma revistinha na banca isso e uma grande raridade! Obrigado por comentar no meu blog e torne um seguidor do meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Gostei tanto dessas dicas que coloquei em meu blog
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Fique à vontade para socializar o que achar interessate. Bjs

      Excluir